O Grupo - História


O Grupo Escoteiro Paraibuna foi fundado em 11 de março de 2006 pelo chefe Paulo Roberto Barbosa - Chefe Purga. Foram anos e anos de tentativas de trazer o escotismo para Paraibuna, até que na metade de 2005 conseguimos apoio e ganhamos a sede no fundão. 


No início eram 3 patrulhas escoteiras: Francelho, Naja e Tigre. Semanas depois foi fundada a patrulha escoteira feminina Panda. A tropa então se chamou Martin Pescador - pássaro que leva a bandeira do município de Paraibuna, muito encontrado na região do Vale do Paraíba. Os escotistas eram o Chefe Purga, Pioneira Milene (Tchu), Chefe Ramos (GE 12 de Outubro) e Chefe Buiu.
Tempos depois é fundada a tropa Sênior Tamoios, tendo como escotista o chefe Plínio e a Alcatéia Mogly, com a Akelá Ana Clara.
Em 03 de março de 2006 o grupo é fundado na Praça do Mercado em Paraibuna, com a promessa dos quatro monitores escoteiros e a entrega das bandeirolas das patrulhas e a presença de aproximadamente 500 escoteiros de Grupos do estado de São Paulo. Neste dia todos os escoteiros do GEP foram investidos com o lenço vermelho, verde e branco, que leva as cores da bandeira de Paraibuna e a confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, onde nasce o rio Paraíba do Sul.


No final de abril de 2006 realizamos nosso primeiro acampamento, com as tropas escoteira e sênior, no sítio do chefe Ubiratã, no bairro do Itapeva em Paraibuna. Foram dois dias de puro escotismo.
Também em 2006 na nossa primeira Missa Escoteira em Aparecida-SP trouxemos a imagem de Nossa Senhora para Paraibuna.

Hoje aproximadamente 30 jovens e 7 escotistas fazem parte do Grupo Escoteiro Paraibuna e trabalham juntos segundo os princípios do fundador Baden Powell por um mundo melhor.